top of page

Anatomia do Coração

Atualizado: 17 de out. de 2018


O coração é um órgão muscular presente nos humanos e em outros animais que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório. Existem 4 camadas que dividem o coração. Vamos entender sobre ele:


As camadas que dividem o coração é o Átrio Direito, Átrio Esquerdo, Ventrículo Esquerdo e Ventrículo direito.


O QUE É PERICÁRDIO? Pericárdio é a parte externa que envolve todo o coração, e sua formação é sacular serosa. Ele auxilia o coração a ocupar a posição funcional ideal, protegendo os pulmões do traumatismo causado pelos batimentos cardíacos.




O coração tem dois tipos de circulação:


. CIRCULAÇÃO PULMONAR

Início: Tronco da Artéria Pulmonar, localizada no ventrículo direito. A CIRCULAÇÃO PULMONAR também é chamada de PEQUENA CIRCULAÇÃO.


. CIRCULAÇÃO SISTÊMICA

Ela transposta o sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, retornando o sangue pobre em oxigênio para do volta para o coração.


A CIRCULAÇÃO CORONÁRIA, Trata-se dos vasos que coroam o coração. Ou seja, é a circulação do sangue nos vasos sanguíneos do músculo cardíaco miocárdio (músculo do coração), conhecidos como artérias coronárias.


É chamado de HEMATOSA a troca de gases no sangue (troca gasosa).


O lado direito do coração é chamado: VENOSO; E o lado esquerdo do coração é chamado ARTERIAL.


As válvulas existentes no coração são:

. VÁLVULA BICÚSPIDE - Também chamada mitral, é a válvula cardíaca que separa o Átrio Esquerdo do Ventrículo Esquerdo, impedindo que o sangue recue oara a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo.

. VÁLVULA TRICÚSPIDE - fica no lado direito do coração. Ela separa duas cavidades do coração, o Átrio Direito e o Ventrículo Direito. Composta de um anel de sustentação que fixa três componentes ou cúspides de onde se origina seu nome.


A ARTÉRIA AORTA é a maior e mais importante artéria. Ela sai do ventrículo esquerdo do coração e segue em direção a raiz do pulmão esquerdo.


A ARTÉRIA PULMONAR tem como função a condução do sangue venoso proveniente de todo o corpo para os pulmões, por forma a ser oxigenado.



FORMAÇÃO DO CORAÇÃO:






719 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TECIDO EPITELIAL

O Tecido Epitelial irá executar várias funções nos organismos dos animais, entre elas, podemos destacar: . FUNÇÃO DE REVESTIMENTO DOS ORGANISMOS Ou seja, o revestimento tem a função de proteger o orga

bottom of page