top of page

UROLITÍASE


UROLITÍASE (ou litíase urinária) é a formação de cálculos no aparelho urinário (rins, uretra ou na bexiga). Esses cálculos são parecidos com pedrinhas e são chamados de urólitos. As substâncias que, frequentemente, formam as pedras, é o oxalato de cálcio ou estruvite.


Os urólitos vão se formando aos poucos e crescem dependendo da quantidade de minerais que são depositados no sistema alimentar, geralmente motivados pela alimentação que é oferecida ao pet.


Os sintomas da UROLITÍASE podem ser, urina com sangue, decorrente do atrito de uma ou mais pedras e pela dificuldade de urinar (disúria), e seu diagnóstico é realizado através de exame da urina, raio x, ultrassom, ou em certos casos, consegue ser percebido as pedras na palpação.


Nos episódios mais comuns, o tratamento da UROLITÍASE pode ser feitos por meios de mudanças na dieta alimentar e utilização de medicamentos a base de Urato de Amônio, Cistina ou Estruvita, elaboração de nutrição feita em laboratórios e sempre oferecendo, ao animal, bastante água. Caso tais recomendações não tenham sucesso, ou em caso mais grave, comprovado por exame, deve-se optar pelas medidas invasivas.



Quanto mais rápido que for diagnosticado a patologia, mais fácil será seu tratamento e a cura. Então, caso seu pet apresentar tais sintomas, procure um veterinário.


194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TECIDO EPITELIAL

O Tecido Epitelial irá executar várias funções nos organismos dos animais, entre elas, podemos destacar: . FUNÇÃO DE REVESTIMENTO DOS ORGANISMOS Ou seja, o revestimento tem a função de proteger o orga

bottom of page