top of page

EPÍFORA

Para entendermos a possível causa da EPÍFORA é importante se familiarizar com as estruturas do sistema nasolacrimal, conforme imagem:


A EPÍFORA é o extravasamento da lágrima que é decorrente de uma obstrução do sistema da drenagem lacrimal e deve ser diferenciada da DACRIORRÉIA que é uma superprodução de lágrimas, onde o volume de lágrima produzido é superior a capacidade de drenagem do sistema. É um problema comum, principalmente, em cães de porte pequeno, como, Poodle, Bichón Frise, Maltês, Chihuahua, Pequinês e outros. Essas raças parecem ter pré disposição a afecção devido a anatomia de suas pálpebras, comprometendo a drenagem lacrimal.


Vários fatores podem causar a EPÍFORA incluindo a obstrução nos canalículos, saco ou no ducto nasolacrimal. Existem múltiplas causas, incluindo, infecções, traumas, neoplasias, massas ou inflamações oro/nasais.


O diagnóstico da EPÍFORA inclui, além da avaliação clínica e exames primários, a realização de exames dacriocistográficos que seriam radiografias ou tomografias pelo qual é avaliado o trajeto anatômico da via lacrimal, observando-se o local exato da obstrução, bem como, estenoses, fístulas, divertículos, e ainda, defeitos de preenchimento, decorrentes de cálculos ou tumores. Ou seja, a dacriocistografia (DCG) pode determinar com precisão a localização da obstrução ou estenose da via lacrimal excretora (Lloyd & Welham 1974). Este é, portanto, UM exame muito útil para a avaliação anatômica do sistema, realizado com o paciente sob anestesia geral e em decúbito lateral. Pode ser realizada, também, exposição radiográfica dorsoventral (Slatter 1990a). Além desse método, existe a possibilidade de realizarem- -se radiografias nasais com a boca aberta, lateral e ventro- -dorsal (Gelatt 2003).


Alguns autores relatam que a EPÍFORA pode ser tratada sem a intervenção cirúrgica. Antibióticos orais podem reduzir a extensa mancha decorrente do extravasamento das lágrimas, neste caso, as manchas tendem a aparecer novamente entre 2 a 3 semanas após a descontinuação da terapia oral.


Referente as técnicas cirúrgicas para correção dos defeitos de drenagem lacrimal, elas são bem descritas na Medicina Veterinária, e existem recomendações formais para o seu uso, entretanto são pouco realizadas. Tal fato, pode estar relacionado ao alto grau de complexidade nestes procedimentos.


288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TECIDO EPITELIAL

O Tecido Epitelial irá executar várias funções nos organismos dos animais, entre elas, podemos destacar: . FUNÇÃO DE REVESTIMENTO DOS ORGANISMOS Ou seja, o revestimento tem a função de proteger o orga

bottom of page