Medicação a base de Ivermectina pode gerar implicações sérias à saúde de cães pastores e galgos, inclusive levá-los a morte. Isto se deve à carência nestes cães da enzima que age criando limite à concentração da droga no sistema nervoso que é o responsável pela transmissão dos sinais das variadas partes do organismo. Veja algumas raças que não podem ser medicadas com este produto:
► Pastor de Shetland ► Border Collie ► Old English Sheep Dog ► Australian Sheepdog ► Saluki ► Afganhound ► Whippet ► Italian Greyhound ► Samoieda ► Pastor Alemão ► Australian Cattle Dog ► Entre outras
As ocorrências com o uso da ivermectina nos cães pastores e galgos são múltiplas, como tremores, ataxia, hiperestesia, desorientação, hipersalivação, hiperreflexia, depressão, midríase, cegueira, coma e morte do animal.
Normalmente a Ivermectina é utilizada como terapia para o tratamento da Sarna Sarcóptica que causa coceira intensa na pele do cachorro e também como terapia para a Sarna Demodécida que vem do ácaro Demodex Canis (saiba mais) que é um habitante natural encontrado na pele dos cães podendo eclodir na baixa imunidade, por exemplo.
Busque sempre orientação de um veterinário que entenda sobre os fenótipos caninos para posteriormente o cão ser medicado ou não com a Ivermectina.
Texto CINOBRAS São Paulo - Permitido cópia mediante exibição da fonte: www.cinobras.net