Além de um formidável companheiro ao tutor e sua família, o Akita Inu é um excelente guardião. Ele é considerado um cachorro do tipo nórdico, capaz de sobreviver em localidades com temperaturas excessivamente frias.
O Akita Inu é uma das raças mais antigas do Japão. Primitivamente ele foi desenvolvido para prática da caça. E a partir do século 17 efetuaram-se cruzamentos com outras raças, gerando o desaparecimento dos traços da sua origem. Entretanto na 2ª Guerra Mundial, todos os exemplares foram embargados pela polícia – exceto a raça Pastor Alemão que era empregada para propósitos militares. Dessa forma, alguns criadores miscigenaram seus cães com os pastores alemães para tentarem impedir o confisco, e a quantidade de Akitas legítimos diminuiram dando origem a três variedades: Akita Matagi, Akita de Combate e o Akita com Pastor Alemão.
Depois de algum tempo, o processo de recomposição da raça foi sucedido por alguns criadores que fizeram inúmeros cruzamentos com o Akita Matagi para restituir às peculiaridades raciais do Akita Inu. Dessa maneira consolidaram mais uma vez a raça pura.
Algumas curiosidades: ► Trocam de pelo 2 vezes no ano; ► Latem pouco. Na casualidade de latidos excessivos, averigue se não há alguma coisa errada; ► Ótimos cães de guarda; ► Fez grande sucesso no emocionante filme 'Sempre ao Seu Lado' em que o personagem principal era um Akita Inu, o Hachiko. Quem já não chorou assistindo a essa obra cinematográfica?
Texto CINOBRAS São Paulo - Permitido cópia mediante exibição da fonte: www.cinobras.net
VEJA TAMBÉM:
com todos os padrões técnicos